Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Pelo menos uma das pessoas autoras do trabalho possui o título de Doutorado.
  • O trabalho segue todas as Diretrizes para Submissões disponíveis na aba "Submissões" do site da REED. Submissões que não estejam em conformidade com as regras serão rejeitadas.
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word (.doc ou .docx) ou LibreOffice Writer (.odt).
  • Todos os endereços de páginas na internet (URLs) presentes no corpo do texto ou nas referências, incluindo DOI, estão ativos e prontos para clicar (basta inserir hyperlink com o botão direito do mouse).
  • Nenhuma forma de identificação de autoria está presente no texto ou arquivo de submissão. É imprescindível que se remova a autoria também na opção Propriedades no Word/LibreOffice, garantindo, desta forma, a avaliação cega por pares. Mais instruções aqui.
  • A contribuição é original, inédita e não está sendo avaliada por outra revista ou outro meio de publicação.
  • O formulário de submissão foi devidamente preenchido com a biografia das pessoas designadas como autoras do trabalho, incluindo titulação atual e a universidade em que foram obtidos os títulos.
  • O título e o resumo em inglês do artigo foram preenchidos no formulário de submissão.
  • Os metadados da submissão foram preenchidos de forma correta e completa, sem utilização de abreviaturas.
  • As pessoas designadas como autoras do trabalho possuem cadastro no ORCID.
  • O trabalho dialoga com as obras sobre o mesmo assunto já publicadas pela revista. É necessário verificar se o tema do trabalho já não foi objeto de análise em outras edições da REED. Em caso positivo, deve-se dialogar com os trabalhos correspondentes, tanto para corroborar quanto contrapor o que se está sustentando.
  • As pessoas designadas como autoras do trabalho leram e concordaram com a Declaração de Direito Autoral (na aba “Submissões”) e com a Política de Privacidade da REED.
  • Em caso de coautoria, todas as pessoas designadas como autoras foram identificadas e participaram significativamente da elaboração do trabalho para responder publicamente pela sua autoria (conferir a Política de Ética da REED).

Diretrizes para Autores

Identificação das Pessoas Autoras do Manuscrito

Para a submissão de trabalhos, uma das pessoas autoras do trabalho deve se cadastrar no site da revista, preencher todos os dados requisitados e seguir as indicações para envio do texto.

ATENÇÃO: As pessoas autoras do trabalho devem identificar-se pelo nome completo e sua afiliação, a qual identifica a localização institucional e geográfica delas quando a pesquisa foi realizada. Assim, por exemplo, pessoas que atuam como educadoras devem indicar a instituição em que lecionavam e demais pessoas pesquisadoras devem indicar o programa de pós-graduação ao qual se vinculavam no momento da pesquisa que deu origem ao trabalho. No caso de pessoas designadas como autoras sem nenhuma afiliação institucional, devem ser identificadas como “Pesquisadoras Autônomas”, incluindo os demais elementos da localização geográfica. A afiliação geográfica deve incluir a cidade, o estado e o país. A identificação das instâncias institucionais deve, sempre que aplicável, indicar as unidades hierárquicas correspondentes, como os exemplos abaixo:

  • Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Faculdade de Direito, Departamento de Direito Público, Juiz de Fora, MG, Brasil.
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Faculdade de Sociologia, Departamento de Sociologia, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Para mais exemplos, visite a página “Equipe Editorial” da REED.

Ademais, é obrigatório que todas as pessoas designadas como autoras do texto possuam cadastro no ORCID. Ao se cadastrar na revista, é necessário que a pessoa responsável pela submissão associe seu ORCID. Da mesma forma, ao inserir as coautorias durante o processo de submissão, é necessário marcar a caixa “Enviar e-mail para solicitar autorização ORCID da pessoa designada como coautora, a fim de que o sistema solicite o endereço ORCID dela. Essa opção aparecerá ao se inserir a pessoa coautora na lista  referente a coautorias na aba “3. Dados da submissão”. O ORCID também poderá ser inserido no perfil da pessoa responsável pela submissão. No canto superior direito, passe o mouse sobre seu usuário e clique em “Perfil”. Na aba “Público”, clique em “Criar ou Associar o seu ORCID ID”.

Em caso de coautoria, todas as pessoas designadas como autoras devem ser identificadas e devem ter participado significativamente da elaboração do trabalho para responder publicamente pela sua autoria (conferir a Política de Ética da REED).

 

Financiamento

Ao submeter artigos para a REED, as pessoas autoras do trabalho devem informar no campo “Comentários para o editor”, na aba “1. Início” do processo de submissão, se a pesquisa teve financiamento externo e, em caso positivo, a origem dos recursos utilizados para viabilizar a pesquisa (universidades, agências de fomento, organizações sem fins lucrativos ou patrocínio privado).

 

Conflitos de interesse

Cabe às pessoas designadas como autoras do trabalho, ainda, informar no campo “Comentários para o editor”, na aba “1. Início” do processo de submissão, sobre potenciais conflitos de interesse, assim consideradas as relações diretas ou indiretas entre estas pessoas designadas como autoras com empresas que eventualmente possam se beneficiar dos resultados do estudo (conferir Política de Ética da REED).

 

Padrões de formatação do texto

Estes padrões de formatação são aplicáveis a todos os textos enviados para a REED. Lembre-se de verificar também, abaixo, as especificidades de formatação em artigos (inclusive o template adequado), resenhas de livro, entrevistas e traduções, bem como as regras para citações e referências.

  • Os textos podem ser enviados em língua portuguesa, inglesa ou espanhola e serão publicados na língua original. Quando em português, o trabalho deve seguir as regras do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

  • A REED adota, com algumas adaptações, as normas de publicação da APA: Publication Manual of the American Psychological Association (7a edição, 2020). No caso de omissão de informação no detalhamento que se segue, deve-se aplicar subsidiariamente as orientações da APA. 

  • Os trabalhos devem ter de 15 a 30 laudas e ser formatados no seguinte padrão: folha A4; margens superior, inferior, direita e esquerda 2,5 cm; fonte Georgia, tamanho 11 (com exceção das Notas de Rodapé, em tamanho 9); texto justificado (com exceção Referências, alinhadas à esquerda); e espaçamento 1.5 ao longo de todo o manuscrito (com exceção do resumo, palavras-chave, abstract e keywords, com espaçamento simples).

  • Trabalhos cujo tamanho foge ao especificado poderão ser aceitos em caráter excepcional, a critério da Editoria da Revista. Essa especificidade deve ser informada e justificada durante o processo de submissão, no campo “Comentários para o editor”, na aba “1. Início”.

  • Apenas deverá ser adicionado espaçamento extra de uma linha no corpo do texto antes e depois dos títulos das seções; antes e depois de citações diretas com mais de 40 palavras; e antes e depois de Tabelas e Figuras.

  • Não há espaçamento diferenciado entre parágrafos e na primeira linha de cada parágrafo o recuo deverá ser de 1,25 cm (tab).

  • Imagens devem ter alta qualidade (resolução mínima de 300 dpi) e formato jpeg.

  • As palavras “Figura” e “Tabela” devem ser escritas sempre com a primeira letra em maiúscula e acompanhadas dos respectivos números. Devem ainda estar escritas em fonte Georgia 11, em negrito. O título da tabela ou figura deve estar escrito em fonte Georgia 11, em itálico. O corpo da tabela deve também estar escrito em fonte Georgia 11.

  • Abaixo de cada Figura ou Tabela pode estar presente uma nota, que objetiva trazer informações adicionais para esclarecer os dados apresentados, e deve estar presente a Fonte. A nota e a fonte devem estar em fonte Georgia 11, com texto justificado.

Exemplo de tabela:

  • Recomenda-se limitar as notas de rodapé ao mínimo necessário, as quais deverão ter fonte 9.

  • É obrigatório o uso de itálico em palavras estrangeiras.

  • Também é possível usar itálico para destacar palavras ou expressões importantes.

  • Não use os termos apud, op. cit, id. ibidem, e outros. Eles não fazem parte das normas da APA.

  • Quando uma sigla for utilizada pela primeira vez no texto, a expressão completa à que ela se refere deve ser apresentada por completo e a sigla deve ser inserida em seguida entre parênteses. Ex: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

  • Apêndices e anexos devem estar localizados ao final do texto, após as referências. As palavras “Anexo” ou “Apêndice” devem obedecer às mesmas regras dos títulos de primeiro nível — centralizado, em negrito e em caixa alta — e estar sempre acompanhadas de suas respectivas letras (ex.: ANEXO A). Imediatamente abaixo deve vir o título do anexo ou apêndice, apenas com a primeira letra em maiúscula, centralizado e em itálico.

 

Citações e referências:

As diretrizes a seguir certamente não esgotam as possibilidades de citação e referência em seu trabalho. Utilize o Publication Manual of the American Psychological Association (2020, 7ª edição) para exemplos não explicitados aqui.

Citações literais:

As citações literais com menos de 40 palavras feitas no corpo do texto devem seguir o formato autor, ano, página. Indicação de autor, ano e página deve estar entre parênteses – fora das “aspas”. O ponto final deve vir depois da citação entre parênteses.

Exemplo:

Isso ocorre também com os instrumentos estatais, como a prisão, que “é usada atualmente como um tipo de reservatório, uma zona de quarentena, na qual indivíduos supostamente perigosos são segregados em nome da segurança pública” (Garland, 2014, p. 381).

As citações literais com mais de 40 palavras devem ser destacadas em um bloco, que deve ser recuado a cerca de meia polegada (1,25 cm) da margem esquerda, mantendo o espaçamento entre linhas de 1,5. Tamanho da fonte 11, sem aspas e sem itálico. Antes e depois do bloco deve-se inserir um espaçamento de uma linha. O ponto final deve vir antes da citação entre parênteses.

Exemplo:

Com base nisso, fazemos vários tipos de discriminações, através das quais efetivamente, e muitas vezes sem pensar, reduzimos suas chances de vida: construímos uma teoria do estigma; uma ideologia para explicar a sua inferioridade e dar conta do perigo que ela representa, racionalizando algumas vezes uma animosidade baseada em outras diferenças, tais como as de classe social. Utilizamos termos específicos de estigma como aleijado, bastardo, retardado, em nosso discurso diário como fonte de metáfora e representação, de maneira característica, sem pensar no seu significado original. (Goffman, 2008, p. 8)

Se a citação literal se referir a mais de uma página:

(Goffman, 2008, pp. 8-9)

Citação de texto de dois(duas) autores(as):

(Vargas & Motta, 2009)

Citação de texto de três autores(as):

(Mears, Cochran, & Cullen, 2015)

Citação de texto de quatro ou mais autores(as):

(Falavigna et al., 2014)

Citação de duas ou mais referências no mesmo trecho devem ser separadas por “;” e estar ordenadas por ordem alfabética:

(Garland, 2014; Goffman, 2008; Zaffaroni, 1996)

 

Referências

  • As referências devem estar ordenadas em ordem alfabética, possuir espaçamento simples, estar alinhadas à esquerda e apresentar recuo de 1,25 cm. da segunda linha em diante.

  • Use “&” em vez de “e” ao listar os autores(as).

  • Entre cada uma delas deve haver um espaço de uma linha.

  • Não é permitido substituir os nomes dos(as) autores(as) nas referências por “______”, quando eles se repetem.

  • Todos os endereços de páginas na internet (URLs) presentes no corpo do texto ou nas referências, incluindo DOI, devem estar ativos e prontos para clicar (basta inserir hyperlink com o botão direito do mouse ou apertar enter ou espaço após cada link).

a. Artigos de revista científica devem ter o nome da revista e o número do volume em itálico, mas não o número da edição. Quando disponível, é obrigatória a inserção do link DOI:

Falavigna, G., Ippoliti, R., Manello, A., & Ramello, G. B. (2014). Judicial productivity, delay and efficiency: A Directional Distance Function (DDF) approach. European Journal of Operational Research, 240(2), 592-601. https://doi.org/10.1016/j.ejor.2014.07.014 

Mears, D.P., Cochran, J.C., & Cullen, F.T. (2015). Incarceration heterogeneity and its implications for assessing the effectiveness of imprisonment on recidivism. Criminal Justice Policy Review, 26(7), 691-712. https://doi.org/10.1177/0887403414528950 

Vargas, J. O., & Motta, F. H. R. (2009). Reincidência: uma agravante não recepcionada. Revista Magister de Direito Penal e Processual Penal, 6(32), 10-26. https://portaldeperiodicos.unibrasil.com.br/index.php/cadernosdireito/article/view/2630/2203

b. Livros devem ter nome em itálico:

Garland, D. (2014). A cultura do controle: crime e ordem social na sociedade contemporânea. Rio de Janeiro: Revan.

Goffman, E. (2008). Estigma: Notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: LTC.

c. Nos capítulos de livro, o nome do livro deve estar em itálico:

Maraschin, C. (2005). Redes de conversação como operadores de mudanças estruturais na convivência. In N. M. C. Pellanda, E. T. M. Schlünzen, & K. Schlüzen Jr. (Orgs.), Inclusão digital: tecendo redes afetivas/cognitivas (pp. 135-143).

d. Em trabalhos apresentados em congresso com resumo publicado em anais, a modalidade de publicação e o nome do evento devem estar em itálico:

Todorov, J. C., Souza, D. G., & Bori, C. M. (1992). Escolha e decisão: a teoria da maximização momentânea [Resumo]. In Sociedade Brasileira de Psicologia (Org.), Resumos de comunicações científicas, XXII Reunião Anual de Psicologia (p. 66), Ribeirão Preto, São Paulo.

e. Teses ou dissertações devem ter nome em itálico:

Dal Molim, F. (2002). Autopoiese e sociedade: A rede integrada de serviços da Restinga na teoria dos sistemas vivos. [Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Psicologia Social e Institucional, Universidade Federal do Rio Grande do Sul].

f. Autoria institucional: O nome da publicação deve estar em itálico.

American Psychological Association. (2020). Publication manual of the American Psychological Association (7ª ed.).

g. Artigo de jornal: Indicar o número de páginas com “p.” ou “pp.” e separar as páginas descontínuas com vírgulas.

Schwartz, J. (1993, 30 de setembro). Obesity affects economic, social status. The Washington Post, pp. A1, A4.

h. Artigo de jornal eletrônico: Nos textos em português pode-se usar “2007, 11 de dezembro”.

Brody, J. E. (2007, 11 de dezembro). Mental reserves keep brain agile. The New York Times.           http://www.nytimes.com.


i) Notícia em página da site da internet (sem autor):

Avramova, N. (2019, 3 de janeiro). The secret to a long, happy, healthy life? Think agepositive. CNN. https://edition.cnn.com/2019/01/03/health/respect-toward-elderly-leads-to-long-life-intl/index.html


j) Página da internet (sem data). 

National Nurses United. (n.d.). What employers should do to protect nurses from Zika. https://www.nationalnursesunited.org/what-employers-should-do-to-protect-rns-from-zika

 

k) Página da internet passível de ser alterada com o tempo:

U.S. Census Bureau. (n.d.). U.S. and world population clock. U.S. Department of Commerce. Recuperado em 15 de fevereiro de 2021, de https://www.census.gov/popclock/

 

l) Legislação:

Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. (2001). (21ª ed.). Saraiva.

Citação: (Constituição da República Federativa do Brasil, 1988/2001) ou Constituição da República Federativa do Brasil (1988/2001).

Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993. (1993, 6 julho). Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. Presidência da República.

Citação: (Lei n. 8.666, 1993) ou Lei n.8.666 (1993)


Mais informações sobre o estilo APA aqui, aqui e aqui.


Diretrizes para Artigos

  • Folha de rosto com título, resumo e palavras-chave na língua original; seguido de título em inglês abstract e keywords em inglês (salvo se a língua original for inglês).

  • O título do artigo deverá estar centralizado e em negrito.

  • Os resumos (abstracts) devem conter de 100 a 250 palavras cada e devem ser escritos em um único parágrafo, sem recuo na primeira linha e com espaçamento simples. As palavras “Resumo” e “Abstract” devem estar em negrito e alinhadas à esquerda. Nesse caso, mesmo estando em língua estrangeira, as palavras “Abstract” e “Keywords” não devem estar em itálico.

  • As palavras-chave devem ser no mínimo, 3 e, no máximo, 5, escritas em caixa baixa e separadas entre si por ponto e vírgula. As palavras-chave devem guardar relevância com o tema desenvolvido no artigo e podem incluir termos e expressões compostos que não sejam usualmente empregadas separadamente. As expressões “PALAVRAS-CHAVE:” ou “KEYWORDS:” devem estar em caixa alta e negrito, alinhadas à esquerda e anteceder as referidas palavras-chave ou keywords.

  • Os títulos das seções de primeiro nível devem ser centralizados, em negrito e caixa alta. Os das seções de segundo nível devem estar alinhados à esquerda, em negrito e em caixa alta. Os de terceiro nível demais devem estar alinhados à esquerda, em itálico e em caixa alta.
  •  
  • UTILIZE O TEMPLATE DESTE LINK PARA A SUBMISSÃO DE ARTIGOS.

 

Diretrizes para Traduções

Traduções de artigos, ensaios e entrevistas relevantes e indisponíveis em língua portuguesa. As colaborações enviadas devem apresentar título, nome(s) das pessoas designadas como autoras  e das designadas como tradutoras  E devem ainda ser acompanhadas de cópia digitalizada do original utilizado na tradução, bem como da autorização digitalizada das responsáveis pela Editora e das designadas como autoras para publicação. As traduções devem ter entre 15 e 30 páginas.


Diretrizes para Resenhas

Essa sessão é aberta para submissões de resenhas de livros e obras que são relevantes para a pesquisa empírica em direito. Deve ser uma revisão crítica de obras nacionais (publicadas há até dois anos) ou estrangeiras (publicadas há até cinco anos), orientando pessoas leitoras quanto a suas características, usos potenciais e contribuições para o campo de pesquisas empíricas em direito. As resenhas devem ter entre 3 e 10 páginas.

Diretrizes para Entrevistas

Entrevistas realizadas com autores(as), autoridades reconhecidas no campo acadêmico e outras personalidades que contribuam para o debate dos estudos empíricos em direito. As entrevistas devem conter o(s) nome(s) das pessoas entrevistadas e das pessoas entrevistadoras  e uma apresentação de, no máximo, uma página. Pede-se também que seja enviada a autorização digitalizada das pessoas entrevistadas), concordando com a publicação do material.

 

Política de Ciência Aberta

As práticas de ciência aberta visam dar maior transparência e maior reprodutibilidade às pesquisas científicas, além de facilitar o compartilhamento e reuso de dados nesses trabalhos. Em sintonia com as melhores práticas da ciência aberta, a REED adota as seguintes orientações:

  • Profissionais responsáveis pela avaliação dos trabalhos poderão ter seus nomes publicados no artigo final. Ressalta-se, no entanto, que a identidade dessas pessoas não será revelada durante o processo de avaliação. Apenas nos casos de aprovação dos artigos, a identidade dessas pessoas será revelada, o que apenas ocorrerá se elas autorizarem.

  • Dados, códigos de programas e outros conteúdos subjacentes aos textos dos trabalhos deverão ser citados e referenciados. Além disso, recomenda-se que os conteúdos citados sejam disponibilizados em acesso aberto em paralelo à publicação do artigo.

Artigos

  • Folha de rosto com título, resumo e palavras-chave na língua original; seguido de título em inglês abstract e keywords em inglês (salvo se a língua original for inglês).

  • O título do artigo deverá estar centralizado e em negrito.

  • Os resumos (abstracts) devem conter de 100 a 250 palavras cada e devem ser escritos em um único parágrafo, sem recuo na primeira linha e com espaçamento simples. As palavras “Resumo” e “Abstract” devem estar em negrito e alinhadas à esquerda. Nesse caso, mesmo estando em língua estrangeira, as palavras “Abstract” e “Keywords” não devem estar em itálico.

  • As palavras-chave devem ser no mínimo, 3 e, no máximo, 5, escritas em caixa baixa e separadas entre si por ponto e vírgula. As palavras-chave devem guardar relevância com o tema desenvolvido no artigo e podem incluir termos e expressões compostos que não sejam usualmente empregadas separadamente. As expressões “PALAVRAS-CHAVE:” ou “KEYWORDS:” devem estar em caixa alta e negrito, alinhadas à esquerda e anteceder as referidas palavras-chave ou keywords.

  • Os títulos das seções de primeiro nível devem ser centralizados, em negrito e caixa alta. Os das seções de segundo nível devem estar alinhados à esquerda, em negrito e em caixa alta. Os de terceiro nível demais devem estar alinhados à esquerda, em itálico e em caixa alta.
  •  
  • UTILIZE O TEMPLATE DESTE LINK PARA A SUBMISSÃO DE ARTIGOS.

 

Traduções

Traduções de artigos, ensaios e entrevistas relevantes e indisponíveis em língua portuguesa. As colaborações enviadas devem apresentar título, nome(s) das pessoas designadas como autoras  e das designadas como tradutoras  E devem ainda ser acompanhadas de cópia digitalizada do original utilizado na tradução, bem como da autorização digitalizada das responsáveis pela Editora e das designadas como autoras para publicação. As traduções devem ter entre 15 e 30 páginas.

Resenhas

Essa sessão é aberta para submissões de resenhas de livros e obras que são relevantes para a pesquisa empírica em direito. Deve ser uma revisão crítica de obras nacionais (publicadas há até dois anos) ou estrangeiras (publicadas há até cinco anos), orientando pessoas leitoras quanto a suas características, usos potenciais e contribuições para o campo de pesquisas empíricas em direito. As resenhas devem ter entre 3 e 10 páginas.

Entrevista

Entrevistas realizadas com autores(as), autoridades reconhecidas no campo acadêmico e outras personalidades que contribuam para o debate dos estudos empíricos em direito. As entrevistas devem conter o(s) nome(s) das pessoas entrevistadas e das pessoas entrevistadoras  e uma apresentação de, no máximo, uma página. Pede-se também que seja enviada a autorização digitalizada das pessoas entrevistadas ), concordando com a publicação do material.

Política de Privacidade

Acesse a Política de Privacidade do site da REED aqui.