O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Identificação dos Autores

Para a submissão de trabalhos, o autor deve se cadastrar no site da revista, preencher os dados requisitados e seguir as indicações para envio do texto.

Os autores devem identificar-se pelo nome completo, bem como pela sua afiliação institucional, a qual deve corresponder à instituição no âmbito da qual foi realizada a pesquisa que deu origem ao artigo. Assim, professores doutores devem indicar a instituição em que lecionam e demais pesquisadores devem indicar o programa de pós-graduação ao qual se encontram vinculados. Caso o programa já tenha sido concluído, deve-se indicar o último programa de pós-graduação a que se esteve vinculado.

Em caso de co-autoria, todas as pessoas designadas como autores devem ser identificadas e devem ter participado significativamente da elaboração do trabalho para responder publicamente pela sua autoria.

Financiamento

Ao submeter artigos para a Revista de Estudos Empíricos em Direito, os autores devem informar se a pesquisa teve financiamento externo e, em caso positivo, a origem dos recursos utilizados para viabilizar a pesquisa (agências de fomento, organizações e instituições sem fins lucrativos ou patrocínio privado).

Conflitos de interesse

Cabe aos autores, ainda, informar sobre potenciais conflitos de interesse, assim consideradas as relações diretas ou indiretas entre um dos autores com empresas que eventualmente possam se beneficiar dos resultados do estudo.

Dessa forma, os autores devem informar caso sejam empregados ou prestadores de serviço para empresa que possa se beneficiar direta ou indiretamente dos resultados da pesquisa; bem como caso tenham recebido, nos últimos cinco anos, qualquer tipo de remuneração de fabricante de produto envolvido no estudo.

Padrões de formatação do texto

Os textos podem ser enviados em língua portuguesa, inglesa ou espanhola e serão publicados na língua original. Quando em português, o trabalho deve seguir as regras do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

Os trabalhos devem ter de 20 a 30 laudas e ser formatados no seguinte padrão: folha A4; margens superior, inferior, direita e esquerda 2 cm; fonte Times New Roman 12; espaçamento entre linhas de 1.5; alinhamento justificado.

Trabalhos cujo tamanho foge ao especificado poderão ser aceitos em caráter excepcional, à critério dos editores, em virtude da qualidade da contribuição.

Os trabalhos devem ser estruturados conforme o seguinte padrão:

1. Nenhuma forma de identificação do(s) autor(es) deve estar presente no texto. Não deve haver identificação dos autores no corpo do arquivo nem na opção de propriedades do Word. Todas as informações dos autores serão solicitadas no processo de submissão, em separado do artigo, garantindo assim a avaliação cega por pares (blind peer review).

2. Folha de rosto com título, resumo e palavras-chave na língua original.

3. Segunda página com título (title), resumo (abstract) e palavras-chave (keywords) em inglês (salvo se a língua original for inglês).

4. Os resumos devem conter de 100 a 250 palavras cada.

5. As palavras-chave devem ser no mínimo 3 e no máximo 5, escritas em caixa baixa e separadas entre si por ponto e vírgula. As palavras-chave devem guardar relevância com o tema desenvolvido no artigo e podem incluir termos e expressões compostos que não sejam usualmente empregadas separadamente.

6. A primeira página do artigo deve conter um sumário numerado (ex: 1. Introdução. 2. A pesquisa empírica em duas vertentes. 2.1. A pesquisa empírica qualitativa. 2.2. A pesquisa empí­rica quantitativa. 3. A pesquisa empírica em direito. 3.1. A conjuntura do incentivo à pesquisa em direito. 3.2. Variedades da pesquisa empírica em direito. 4. Conclusão. 5. Referências).

7. Corpo do texto

As citações feitas no corpo do texto devem seguir o formato autor, ano, página. Citações literais com mais de três linhas deverão conter recuo de 4 cm e espaçamento entre linhas simples, fonte tamanho 10, sem aspas e sem itálico.

As notas devem ser limitadas ao mínimo necessário. Recomenda-se limitar as notas de rodapé ao mínimo necessário.

8. Referências

As referências, ao final do trabalho, devem estar no formato da APA.

8.1. Exemplos de referência de livro (APA):

Buarque de Holanda, S. (1936). Raízes do Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

Faoro, R. (2001). Os Donos do Poder. Rio de Janeiro: Globo Livros.

8.2. Exemplo de referência de capítulo de livro (APA):

Pires, A. P. (2008). Amostragem e Pesquisa Qualitativa: ensaio teórico metodolôgico. In J. Poupart, J. P. Deslauriers, L. H. Groulx, A. Laperrière, R. Mayer, A. P. Pires (Org.), A Pesquisa Qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos (p. 154-211). Petrópolis: Editora Vozes.

8.3. Exemplo de referência de artigo (APA):

Teubner, G. (2005). Unitas Multiplex: a organização do grupo de empresas como exemplo. Revista Direito GV, 1(2), 77-110.

Artigos

Política padrão de seção

Resenhas

Essa sessão é aberta para submissões de resenhas de livros e obras que são relevantes para a pesquisa empírica em direito.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.