Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Sobre a Revista

Foco e Escopo

Objetivos

A Revista de Estudos Empí­ricos em Direito (REED) (ISSN 2319-0817) visa a fomentar e divulgar a produção de pesquisas empíricas das mais diversas áreas do conhecimento que dialoguem diretamente com a área jurídica.

Acreditamos que a consolidação e a disseminação de pesquisas empíricas transdisciplinares contribuem para uma compreensão mais qualificada do fenômeno jurídico e se constituem como um importante elemento de transformação social.


Público alvo

O público alvo da REED são professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação de disciplinas que se interessam por aspectos do direito como objeto de pesquisa e pela reflexão teórica sobre pesquisa em ciências sociais.

Linha editorial

A REED aceita trabalhos de diferentes disciplinas e perspectivas metodológicas, desde que se enquadrem em sua linha editorial, que tem o foco na pesquisa empírica em direito.

A adaptação à linha editorial é avaliada pela possibilidade de enquadrar a submissão num dos três eixos de interesse da REED: i) resultados de pesquisas empíricas que tematizem algum aspecto do direito; ii) reflexões epistemológicas sobre a pesquisa empírica em direito; e iii) reflexões de cunho metodológico sobre a pesquisa social que possam ser úteis para o pesquisador na área do direito.

A REED prevê a possibilidade de organizar, a critério dos editores, números temáticos especiais em que as submissões terão também de se enquadrar ao tema proposto. Os Editores se reservam ao direito de não publicar textos aprovados imediatamente, considerando o número máximo de artigos por volume, a priorização de artigos em inglês e espanhol, bem como a relação de exogenia mínima de 75%, isto é, o percentual de artigos com autores fora do estado de São Paulo.

Documentos aceitos

São aceitos para publicação artigos, traduções, resenhas e entrevistas. Acesse a aba "Submissões" para encontrar mais detalhes sobre a submissão de cada documento.

Normas de submissão

Verifique as normas de submissão na seção Submissões.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

A avaliação dos artigos será feita inicialmente pela Equipe Editorial da REED, que aferirá tanto a adequação formal do trabalho às normas de submissão quanto a sua pertinência para a linha editorial.

Após essa primeira etapa eliminatória, os artigos são remetidos para (ao menos) dois avaliadores anônimos que analisam o conteúdo e a qualidade do trabalho, sem conhecimento de sua autoria. Uma vez emitidos os pareceres desses dois avaliadores, os editores decidem pela aprovação direta, aprovação condicionada a modificações ou recusa do artigo. Essa decisão se baseia tanto no julgamento de mérito feito pelos pareceristas quanto no julgamento de mérito e de conveniência para a REED feito pelos editores.

Os autores dos trabalhos não aprovados podem ressubmetê-los a uma nova avaliação desde que tenham realizado as alterações apontadas pelas críticas recebidas.

Todos os avaliadores são professores e/ou pesquisadores com reconhecida experiência em pesquisa que aborde algum aspecto do direito. Os avaliadores são recrutados tanto por convite da Equipe Editorial quanto por chamadas abertas de recrutamento.

A REED se esforça para dar uma resposta a todas as submissões num prazo de 6 (seis) meses. Os pareceristas dispõem de um mês para emitir sua avaliação. No entanto, em virtude da eventual dificuldade de se encontrar pareceristas em determinadas áreas e dos atrasos em que estes podem incorrer, esse prazo não pode ser garantido.

O Formulário de Avaliação respondido por pareceristas pode ser consultado aqui.

 

Periodicidade

A periodicidade da REED era semestral até o ano de 2016 e passou a ser quadrimestral em 2017. Em 2021, a REED passou a adotar a publicação contínua, também chamada de publicação continuada. Ela consiste em se publicar artigos individualmente e de forma definitiva em determinado volume que, no caso da REED, coincide com o ano-calendário, tão logo estejam aprovados e editados. Isto é, o volume vai sendo construído ao longo do ano, conforme a publicação individual dos artigos. A principal vantagem da publicação contínua é acelerar o processo de publicação dos artigos, de forma que a comunicação das pesquisas não precisa aguardar o fechamento de determinado número. Isso é especialmente importante no caso de pesquisas empíricas, que podem ficar desatualizadas rapidamente. A partir dessa mudança, os artigos serão identificados unicamente pelo DOI. Clique aqui para saber mais sobre o modelo de publicação contínua.

Política de Acesso Livre 

Este é um periódico de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou para sua instituição. Os usuários têm permissão para ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor. Esta declaração está de acordo com a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI) de acesso aberto.

Os trabalhos estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

Licença Creative Commons
 

Política de Arquivamento 

A REED adota: 1) o sistema LOCKSS (Lots of Copies Keep Stuff Safe), que permite armazenar e distribuir o conteúdo da revista a bibliotecas participantes; e 2) o sistema CLOCKSS (Controlled Lots of Copies Keep Stuff Safe), que é baseado no software de código aberto LOCKSS e permite que bibliotecas preservem revistas selecionadas regularmente registradas. Cada arquivo é continuamente validado em relação a outros registros da biblioteca, e se o conteúdo for caracterizado como corrompido ou perdido, os outros registros ou a revista são usados para restaurá-lo.

Patrocínio

A REED é financiada pelo Instituto Rede de Estudos Empí­ricos em Direito (REED) e conta com o apoio financeiro do INCT-InEAC.