Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

v. 6 n. 3 (2019): Revista de Estudos Empíricos em Direito

Poder punitivo e produção do espaço: uma leitura de discursos institucionais sobre conflito e controle no centro de Salvador-BA

DOI
https://doi.org/10.19092/reed.v6i3.310
Enviado
maio 9, 2018
Publicado
2019-12-30

Resumo

Este trabalho tem como problema central a atuação – material e simbólica – do poder punitivo como produtor de espacialidades urbanas, tendo como ancoragem empírica o Centro da cidade de Salvador no período de 2013 a 2016. O recorte temporal se refere à gestão de ACM Neto na prefeitura da cidade, marcada pela adoção retórica do empreendedorismo urbano, tendo a segurança e ordem pública como temas políticos centrais. O percurso metodológico partiu de observação exploratória em torno da atuação das instituições de controle (Secretaria de Ordem Pública, Guarda Civil Municipal e Policia Militar) em situações cotidianas e especiais (como as festas populares) do Centro da cidade, com a produção de notas descritivas e analíticas em caderno de campo. O eixo empírico central da pesquisa, contudo, são entrevistas com personagens importantes dessas instituições que exercem atividades de controle na região. A realização das entrevistas buscou escapar de maniqueísmos, com a intenção de ler criticamente os discursos institucionais como um importante caminho de interpretação e levantamento de novas questões. A partir desses caminhos de pesquisa, o trabalho discute as interações entre controle e conflito social transgredindo os tradicionais binômios normativos lícito/ilícito penal e crime/punição e concentrando o olhar nas dinâmicas de produção da cidade potencializadas pela gestão diferenciada dos espaços, em um movimento de criminalização racializada que articula pessoas em situação de rua, trabalhadores de rua, prostitutas e autores de pequenos furtos sob o signo comum de sujeitos da desordem e da criminalidade.

Referências

  1. ANDRADE, V. Pelas Mãos da Criminologia: O controle penal para além da (des)ilusão. Rio de Janeiro: Revan, 2012.
  2. ARANTES, O. Uma estratégia fatal: a cultura nas novas gestões urbanas. In: ARANTES, O; Maricato; E; Vainer, C (Orgs). A Cidade do Pensamento Único: desmanchando consensos. 3ª Ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2000.
  3. BAIRROS, L. Pecados no “paraíso racial”. O negro na força de trabalho na Bahia. In: REIS, J. (Org.). Escravidão e Invenção da liberdade: Estudos sobre o negro no Brasil.São Paulo: Brasiliense, 1988.
  4. BARATTA, A. Criminologia Crítica e Crítica ao Direito Penal: Introdução à sociologia do direito penal. Tradução: Juarez Cirino. 6ª ed. Rio de Janeiro: Revan: Instituto Carioca de Criminologia, 2011.
  5. BATISTA, V. Difíceis ganhos fáceis: drogas e juventude pobre no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Revan, 2003.
  6. CARVALHO, I; PEREIRA, G.Salvador como negócio. In: Metrópoles na atualidade brasileira. Salvador: Edufba, 2014.
  7. DARDOT, P.; LAVAL, C. A Nova Razão do Mundo: ensaio sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.
  8. DEL OLMO, R. A América Latina e sua criminologia. Rio de Janeiro: Revan, 2004.
  9. FOUCAULT, M. Vigiar e Punir. Petrópolis: Vozes, 1987.
  10. _____________ . Segurança, Território, População. São Paulo: Martins Fontes, 2008
  11. GARCIA, A. Desigualdades raciais e segregação urbana em antigas capitais: Salvador, cidade D’Oxum e Rio de Janeiro, cidade de Ogum. Rio de Janeiro: Faperj, 2009.
  12. LAVILLE, C; DIONNE, J. A Construção do Saber: manual de pesquisa em ciências humanas. Adaptação da obra: Lana Mara Siman. Tradução: Heloisa Monteiro e Francisco Settineri. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999
  13. NEDER, G. Iluminismo Jurídico-Penal Luso-Brasileiro: obediência e Submissão. Rio de janeiro: Revan, 2007.
  14. REIS, J .O levante dos Malês: uma interpretação política. In: REIS, J; SILVA, E. (Orgs.). Negociação e conflito: A resistência negra no Brasil escravista. São Paulo: Companhia das Letras, 1989b.
  15. SANTA’NNA, M. A recuperação do centro histórico de Salvador: Origens, sentidos e resultados. Rua – Revista de arquitetura e urbanismo, v. 8, p. 44-59, 2003.
  16. SANTOS, M. Da totalidade ao lugar. São Paulo: Edusp, 2005.
  17. SILVA, E. Entrezumbi e pai João, o escravo que negocia. In: REIS, J; SILVA, E. (Orgs.)Negociação e conflito: A resistência negra no Brasil escravista. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
  18. TELLES, V. A cidade nas fronteiras do legal e ilegal. Belo Horizonte: Fino Traço Editora, 2010.
  19. ______.Cidade: Produção de espaços, formas de controle e conflito. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 46, n.1, 2015.
  20. VARGAS, J.H. As lutas por territórios negros do Rio de Janeiro. In: Oliveira, R (org.). A cidade e o negro no Brasil: cidadania e território. São Paulo: Alameda, 2013.
  21. VELHO, G. O Antropólogo pesquisando em sua cidade: sobre conhecimento e heresia. In: VIANNA, H; KUSCHNIR, K; CASTRO, C (orgs). Gilberto Velho: Um antropólogo na cidade. Rio de Janeiro:Zahar, 2013.
  22. ZAFFARONI, R, BATISTA, N, ET ALL. Direito Penal Brasileiro: Primeiro Volume: Teoria Geral do Direito Penal. Rio de Janeiro: Revan, 2011.

Downloads

Não há dados estatísticos.