Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

v. 1 n. 1 (2014): Revista de Estudos Empíricos em Direito

Criminologia e Prisão: caminhos e desafios da pesquisa empírica no campo prisional

DOI
https://doi.org/10.19092/reed.v1i1.4
Enviado
janeiro 25, 2014
Publicado
2014-01-25

Resumo

O presente artigo é um dos frutos da pesquisa de doutoramento “Reintegração social: discursos e práticas na prisão ‒ um estudo comparado”, na qual foram analisados alguns projetos desenvolvidos por entidades da sociedade civil em estabelecimentos prisionais de São Paulo e da Catalunha (Espanha). Para tanto, utilizou-se metodologia qualitativa de pesquisa, com o emprego de três métodos: entrevistas semidirigidas com os envolvidos direta e indiretamente com os projetos (voluntários, presos, diretores de entidades, funcionários da prisão); pesquisa documental (projetos, memoriais, manuais); e, relatos etnográficos produzidos a partir da observação in loco do trabalho desenvolvido pelas entidades selecionadas nos estabelecimentos prisionais. Neste paper, ganha destaque a questão do método em criminologia e as reflexões acerca da pesquisa empírica na prisão. Em uma pesquisa situada em um espaço tão hermético como a prisão, explicitar os caminhos de inserção do campo é um exercício que desvela os mecanismos de poder em funcionamento, e acaba por levar o pesquisador de volta ao objeto da própria tese. Afinal, muitos dos empecilhos e barreiras criadas para a entrada do pesquisador na prisão são os mesmos com que se deparam as entidades e pessoas da sociedade civil. Esse artigo é uma reflexão acerca dos caminhos e dos desafios vivenciados por aqueles que adentram o espaço prisional enfrentando o isolamento impostos por seus muros.

Referências

  1. Baratta, A. (1981). Criminologia e dogmática penal. Passado e futuro do modelo integral de ciência penal. Revista de direito penal, 1 (31), 5-37.
  2. Batista, N. (2001). Introdução Crítica ao Direito Penal Brasileiro (4 ed). Rio de Janeiro: Revan.
  3. Braga, A. G. M. (2012). Reintegração social: discursos e práticas na prisão - um estudo comparado (Tese de Doutorado). Universidade de São Paulo, Brasil.
  4. Braga, A. G. M. (2013). Preso pelo estado e vigiado pelo crime: as leis do cárcere e a construção da identidade na prisão. Rio de Janeiro: Lumen Juris.
  5. Castro, L. A. de. (2005). Criminologia da libertação. Rio de Janeiro: Revan.
  6. Cohen, S. (1985). Visions of Social Control: Crime, Punishment and Classification. Cambridge: Polity.
  7. Dias, J. F., & Andrade, M. da C. (1997). Criminologia: o homem delinqüente e a sociedade criminógena. Coimbra: Coimbra.
  8. Feltran, G. de S. (2011). Fronteiras de tensão: política e violência nas periferias de São Paulo. São Paulo: UNESP/CEM.
  9. Foucault, M. (1995). O sujeito e o poder. In P. Rabinow, & H. Dreyfus. Michel Foucault. Uma trajetória filosófica. Para além do estruturalismo e da hermenêutica. São Paulo: Forense Universitária.
  10. Foucault, M. (2006). Ditos e Escritos IV: Estratégia, Poder-Saber. Rio de Janeiro: Forense.
  11. Garcia-Pablos de Molina, A. (1999). Tratado de Criminología: Introducción, modelos teóricos explicativos de la criminalidad, prevención del delito, sistema de respuesta al crimen (2 ed). Valencia: Tirant lo Blanch.
  12. Ginzburg, C. (1991). Mitos, Emblemas, Sinais: Morfologia e História. São Paulo: Companhia das Letras.
  13. Goffman, E. (2005). Manicômios, Prisões e Conventos. São Paulo: Perspectiva.
  14. Graciano, M. (2010). A educação nas prisões: um estudo sobre a participação da sociedade civil (Tese de Doutorado). Universidade de São Paulo, Brasil.
  15. Kuhn, T. S. (2005). A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva.
  16. Mathiesen, T. (1974). The politics of abolition. London: Martin Robertson.
  17. Mathiesen, T. (1997). O caminho do século XXI- Abolição, um sonho impossível? In E. Passetti, & R. B. Dias da Silva (Orgs). Conversações abolicionistas: uma crítica do sistema penal e da sociedade punitiva. São Paulo: IBCCRIM.
  18. Rivera Beiras, I. (2009). La cuestión carcelaria. Historia, epistemología, Derecho y política penitenciaria (v. I). Buenos Aires: Editores del Puerto.
  19. Roldán Barbero, H. (2009). Introducción a la investigación criminológica. Granada: Comares.
  20. Sá, Alvino Augusto de. (2011). Criminologia clínica e execução penal - proposta de um modelo de terceira geração. São Paulo: Revista dos Tribunais.
  21. Shecaira, S. S. (2012). Criminologia. São Paulo: Revista dos Tribunais.
  22. Sutherland, E., & Cressey, D. (1996). Criminologia. Milano: Giuffrè Editore.
  23. Tappan, P. (2009). What is crime? In T. Newburn (Ed.). Key readings in criminology. Cullompton: Willan Publishing.
  24. Telles, Vera da Silva. (2010). A cidade nas fronteiras do legal e ilegal. Belo Horizonte: Argvmentvm.
  25. Valverde Molina, J. (1997). La cárcel y sus consecuencias. La intervención sobre la conducta desadaptada. Madrid: Editorial Popular.

Downloads

Não há dados estatísticos.