Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Suplemento Especial: V Encontro Nacional de Antropologia do Direito

v. 5 n. 3 (2018): Revista de Estudos Empíricos em Direito

A construção da verdade e a gestão da informação na central disque-denúncia

DOI
https://doi.org/10.19092/reed.v5i3.371
Enviado
janeiro 18, 2019
Publicado
2019-01-18

Resumo

Este artigo descreve e analisa o processo de construção da verdade e da gestão da informação na Central Disque-Denúncia a partir da observação das práticas de recebimento das denúncias, mas também da organização e gestão da informação pelo Setor de Análise. O objetivo é compreender como a instituição – diferentemente de outras instituições de segurança pública – atua nos processos de produção da informação e de construção da verdade e como elabora a sua política de gestão da informação através da difusão de dados e relatórios. Esta análise compreende as formas de produção da informação pelos “relatórios” cujas finalidades são específicas. Demonstra-se como as informações obtidas pela Central de Atendimento da Central Disque-Denúncia são importantes para a produção de relatórios do Setor de Análise e como os analistas se relacionam com os agentes da segurança pública a partir de uma atividade não-inquisitorial de gestão da informação. Como conclusão, a pesquisa
demonstra as diferenças entre as formas transparentes e as formas inquisitoriais de gestão da informação.

Referências

  1. Caruso, H. (2003). A denúncia anônima como ferramenta de ação policial – Disque Denúncia: uma experiência em curso. In: Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança Pública. EDUFF. ISP. RJ.
  2. Disque Denúncia. O QUE SOMOS. Disponível em: http://www.disquedenuncia.org.br/o_que_somos.php. Acesso em: 26/01/2015.
  3. Dupret, B. (2011). A intenção em ação: Uma abordagem pragmática da qualificação penal num contexto egípcio. Revista ética e filosofia política, vol. 12, p. 109–140.
  4. Ferreira, L. C. M. (2015). Pessoas Desaparecidas: uma etnografia para muitas ausências. Rio de Janeiro: Editora UFRJ.
  5. Foucault, M. (2012). Vigiar e Punir: Nascimento da prisão. 40. ed. Petrópolis: Vozes.
  6. Freixo, A. S. (2013). Verificar para Informar? A construção da verdade extrajudicial numa Delegacia de Polícia. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional. Niterói: Universidade Federal Fluminense.
  7. Garfinkel, H. (2014). “Boas” razões organizacionais para “maus” registros clínicos. In: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - UFJF vol. 9, nº. 2 jul./dez.
  8. Gomes, A. S. (2008). Transparência, democratização e otimização das informações com a implementação do sistema informatizado da Delegacia Legal. In: Políticas Públicas de Segurança, Informação e Análise Criminal. Niterói: EdUFF, p. 27-50.
  9. Holloway, T. H. (1997). Polícia no Rio de Janeiro – Repressão e resistência numa cidade do século XIX. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas.
  10. Kant de Lima, R. (1995). A polícia na cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Forense.
  11. ________. (1999). Polícia, Justiça e Sociedade no Brasil: Uma Abordagem Comparativa dos Modelos de Administração de Conflitos No Espaço Público. In: Revista de Sociologia e Política. Nº 13: 23-38 Nov. Curitiba.
  12. ________. (2001). Administração de conflitos, espaço público e cidadania: uma perspectiva comparada. Civitas - Revista de Ciências Sociais, Ano 1, nº. 2, p. 11–16, dezembro.
  13. Mendes de Miranda, A. P. (2000). Cartórios: onde a tradição tem registro público. Antropolítica (UFF), Niterói, vol. 8, p. 59-75.
  14. ________. (2004). Gestão da informação, análise criminal e sentimento de (in) segurança: considerações para a construção de políticas públicas de segurança. Simpósio da Rede Interdisciplinar de Estudos Comparativos (RIEC): Direito, Justiça e Segurança Pública - Isaac Joseph, o espaço público e as políticas públicas. VIII Congresso Luso-Afro Brasileiro de Ciências Sociais. Coimbra.
  15. Mendes de Miranda, A. P.; Beraldo De Oliveira, M.; Ferreira Paes,V. (2007). Antropologia e Políticas Públicas: Notas sobre a avaliação do trabalho policial. Cuadernos de antropología social, nº. 25, p. 51–70, jul.
  16. Misse, M. (2008). Sobre a Construção Social do Crime no Brasil: esboços de uma interpretação. In.: Acusados e Acusadores. Rio de Janeiro: Revan, p. 13-32.
  17. Moraes, L. P. B. de. (2001). Imagens do caos – Percepções de ordem e segurança pública a partir das experiências da Central Disque-Denúncia do Rio de Janeiro. Monografia – Niterói: UFF.
  18. _______. (2006). Disque-Denúncia: a arma do cidadão – Um estudo sobre os processos de construção da verdade a partir das experiências da Central Disque-Denúncia do Rio de Janeiro. Dissertação de mestrado – Niterói: UFF.
  19. Paes, V. F. (2010). Como se contam crimes: um estudo sobre a construção social do crime no Brasil e na França. Tese de Doutorado – Rio de Janeiro: UFRJ.
  20. Souza, E. G. A. (2008). Formas de Administração de Conflitos no Espaço Público: Casos de Feijoada da polícia da cidade do Rio de Janeiro. In: 26ª Reunião Brasileira de Antropologia. Porto Seguro.
  21. Souza, J. DE et al. (2015). CONTROLANDO O INCONTROLÁVEL: A aplicação das regras de atendimento na construção da compreensão mútua entre clientes e atendentes em um call center. Linguagem em (Dis)curso, vol. 15, nº. 1, p. 13–32.
  22. Telles, V. Da S.; Hirata, D. (2007) Cidade e práticas urbanas: nas fronteiras incertas entre o ilegal, o informal e o ilícito. Estudos Avançados (USP. Impresso), vol. 21, p. 173-192.
  23. Vianna, M. Dos S.; Geraldo, P. H. B. (2017). A Boa Denúncia: A construção dos relatos para a produção da informação na Central Disque-Denúncia. Confluências Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito, vol. 19, nº. 1, p. 48–63, 21 abr.

Downloads

Não há dados estatísticos.