Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

v. 4 n. 2 (2017): Revista de Estudos Empíricos em Direito

Aspectos controvertidos do filtro da repercussão geral em perspectiva empírica

DOI
https://doi.org/10.19092/reed.v4i2.243
Enviado
junho 30, 2017
Publicado
2017-06-30

Resumo

O artigo enfoca aspectos controvertidos da Repercussão Geral. A pesquisa iniciou-se em 2014, com o objetivo de compreender a forma como esse mecanismo vem sendo colocado em prática, passados dez anos da sua instituição. Realizou-se uma aproximação empírica, de natureza qualitativa, incluindo entrevista, observações e análise de casos. A hipótese que se colocou à prova foi: para determinar o que tem ou não repercussão geral, os processos são classificados em grupos por “grandes temas”, a princípio correspondentes a determinadas controvérsias, o que parece gerar equívocos em razão de reunir recursos cujos objetos, eventualmente, não guardam similitude entre si. Na prática, o método dá margem à inclusão de recursos que não se encaixam nos parâmetros legais, enquanto outros são indevidamente excluídos desse julgamento. O artigo explicita este e outros aspectos controvertidos sobre a operação prática desse filtro recursal.

 

Referências

  1. BUENO, C. S. (2008). Curso Esquematizado de Direito Processual Civil. São Paulo: Saraiva.
  2. DANTAS, B. (2012). Repercussão Geral. São Paulo:Revista dos Tribunais.
  3. DEMO, P. (2012). Pesquisa e Informação Qualitativa. Campinas: Papirus.
  4. FERRAZ JÚNIOR, T. S. (2001). Introdução ao Estudo do Direito: técnica, decisão, dominação. São Paulo: Atlas.
  5. FILPO, K. P. L. (2012). Possibilidades e Perspectivas de Utilização do Método Etnográfico para uma Pesquisa Jurídica Libertadora. Florianópolis: Conpedi.
  6. HIRSCH, F. P. A. (2007) Ofensa Reflexa à Constituição: críticas e propostas de solução para a jurisprudência autodefensiva do Supremo Tribunal Federal brasileiro. Salvador: UFBA.
  7. LIMA, R. K. (2011). A Antropologia da Academia: quando os índios somos nós. Niterói: EDUFF.
  8. LIMA, R. K. (2011). Por uma Antropologia do Direito, no Brasil. LIMA, R. K. & MISSE, M. Ensaios de Antropologia e de Direito. Rio de Janeiro: Lumen Juris, pp. 1-38.
  9. MARINONI, L. G.; MITIDIERO, D. (2013) Repercussão Geral no Recurso Extraordinário. São Paulo, SP. Revista dos Tribunais.
  10. MENDES, A. G. C.; SILVA, L. C. P. ; ALMEIDA, M. P. (2015). Novo Código de Processo Civil Comparado e Anotado. Rio de Janeiro: GZ Editora.
  11. THEODORO, H. (2007). Curso de Direito Processual Civil. Rio de Janeiro: Forense.

Downloads

Não há dados estatísticos.